quinta-feira, 19 de março de 2015

Samsung VS Apple: A inimizade mais rentável do mundo

A polarização no mercado de Smartphones

  Embora o mercado de smartphones, seja imenso e com diversas outras companhias que também possuem  dispositivos de qualidade, nenhum embate é mais discutido do que o das gigantes, Norte-Americana e Sul-Coreana. Hoje o mundo dos smarts esta polarizado entre a poderosa Apple, e a nada fraca Samsung e suas ''brigas'' não ficam somente por conta de seus usuários, os fanboys das duas companhias que a defendem como se fosse membros de suas famílias.


 Mesmo que o último ano tenha se mostrado não muito amistoso, para a sul-coreana, ela persistiu como líder na venda de celulares inteligentes, algo que somente foi igualado no quarto trimestre daquele ano pela Apple, com sua venda sem precedentes dos Iphones 6 e 6 plus. Enquanto a Samsung admitia que a venda de seus smartphones e outros dispositivos móveis despencou 64% entre outubro e dezembro, a gigante americana comemorava seu lucro recorde de US$ 18 bilhões naquele trimestre algo 37.40% maior que o mesmo período de 2013.

No limite do possível

 As desavenças entre as gigantes do setor de tecnologia, vão muito além de provocações em comerciais ou lançamentos, chegando aos tribunais, tudo começou em 2011 quando a Apple entra com ações judiciais contra a Samsung por violação de patentes, isso no Estados Unidos, já a Samsung em resposta abre contra a Apple ações judiciais semelhentes, (a respeito das violações de patentes) em pelo menos 8 países, a Apple faz o mesmo em cinco deste, porém a duas companhias que sozinhas detém 40% do mercado mundial de telefones celulares, e suas lideranças em relação ao mercado de smartphones garantem-lhes quase todos os lucros do setor, resolvem em conjuntos abondonar suas acusações mútuas nos tribunais da França, Coreia do Sul, Alemanha, Japão, Itália, Holanda, Grã-Bretanha e Austrália, se focando apenas nas ações judiciais americanas, cujo o impacto é de centenas de milhões de dólares. A californiana Apple conseguiu em diversos momentos bloquear a venda de diversos modelos de smartphones da sul-coreana, os processos correm e os pedidos indenizatórios das duas empresas são  colossais, chegando a marca de bilhões de dólares.
A última é mais recente batalha está sendo travada em razão de um escritório respónsavel por patentes nos EUA ter concedido a Apple a patentiação de uma tecnologia de display flexível que abraça as laterais do aparelho, algo bastante semelhante ao modelo visto no Galaxy S6 Edge, porém diferencia-se pelo fato de que tal funcionalidade sengundo a Apple, seria usado principalmente para substituir os botões, tal qual o de volume por exemplo. Enquanto isso a Samsung já apresenta a descrição e imagens de um celular totalmente flexível incluindo tela e toda a carcaça do aparelho, é o que revela documentos de um outro escritrório de patentes do Estados Unidos, o debate de quem copiou quem, fica apenas entre os ''fanboys'' das companhias, uma vez que para os tribunais o importante é quem registrou (a patente) primeiro.  


Na guerra dos gingantes o espólio é dos usuários

  A guerra nos tribunais americanos, tem até um lado relativamente bom, uma vez que as maiores do setor disputam patentes e tentam tomar a frente em inovações tecnológicas, para adicionar em seus gadgets, isso significa um maior desenvolvimento e aprimorações dos smarts para que siguam líderes no mercado de aparelhos móveis, ou seja, o resultado de tudo isso brigas judiciais e a maior competitividade, se dá na fabricação e criação de dispositivos cada vez melhores, mais avançados e com preços (relativamente) mais baixos, ou mais em conta, pois nenhuma delas possui o monopólio de seu setor, o que daria a tal empresa o poder de ditar preços, mais com a imensa globalização e competitividade, a tendência é que as empresas desse setor, tente torna seus preços mais atrativos sem perder a qualidade, para que não sofram com a perda de consumidores. Todavia mais competitividade reflete em mais desenvolvimento de dispositivos cada vez mais sofisticados, resultado de mais clientes satisfeitos e fiéis.




A dupla líderança


 Tendo somente uma a outra com rival á altura, Samsung e Apple sustentam um constante pé de guerra, mas os números de suas vendas e lucros líquido nos últimos anos é algo louvável, a duas marcas representam sinônimo de tecnologia avançada no mercado dos smarts, também são as que mais obtém os lucro do setor, é quase inegualável para qualquer outra fabricante de dispositivos móveis, alcançar os mesmo números da poderosa americana e sul-coreana. No final do ano passado as duas gigantes ficaram ''empatadas'' na venda dos seus smartphones, algo que a Samsung espera supera este ano com o início da venda dos charmosos Galaxy S6 e S6 Edge, no final uma coisa é fato, as duas consquitaram o mercado de aparelhos inteligentes como nenhuma outra empresa, tanto é que se você citar que os smarts da sul-coreana são os melhores, alguém invocará quase que instantaneamente o nome da norte-americana  Apple, e vice-versa. 


Será que teremos um triângulo ''odioso''

  A aquisição da finlandesa Nokia pela Microsoft em 2013, faz com que surja em minha mente um novo cenário de disputas na venda de smartphones, um suposto triângulo ''odioso'' entre Apple, Samsung e Nokia (agora da Microsoft). Dois anos antes da venda da empresa, a Nokia já havia resolvido aderir ao sistema operacional da Microsoft em seus smartphones, o Windows Phone, mas parece não ter adiantado muito pois a empresa que outrora foi a maior fabricantes de celulares do mundo, via seu espaço se reduzir cada vez mais, enquanto Apple e Samsung estavam em ascensão, porém agora a Nokia pertençe ao grupo do multibilonário e homem mais rico do mundo, Bill Gates. Logo ao que tudo indica é uma questão de anos para a Nokia reascender no mercado de dispositivos móveis, pois ela agora conserva todos os atributos da Apple, isso mesmo! ela possuí fabricação própria, uma marca com renome no mercado, sistema operacional próprio entre outros tantos, posso estar errado mais quem sabe a Microsoft não deslanchará novamente a Nokia no mercado. Tudo bem que por hora, seus smarts não são tão concorridos como os da Apple e Samsung, mas alguém dúvida do potencial da empresa de Bill Gates?


A disputa prossegue


 E a disputa continua, depois de ser supreendida com a venda recorde dos Iphones 6 e 6 plus, a Samsung preparou para esse ano uma resposta a altura, lançando os proeminentes Galaxy S6 e S6 Edge, dessa vez modificando bastante o material de seu smart, mas ainda sim deixando o design  clássico de seus Galaxys, ambos os gadgets tem um ar de sofisticação e nobreza, colocando-os no alto da pirâmedes de smartphones, não vamos eleger qual o melhor pois isso é relativo, e sempre haverá os prós e contras de cada uma, mas o fato é que o último lançamento da duas gigantes de tecnologia, ilustram muito bem o motivo de elas estarem no topo. A Apple finalmente resolveu fazer um smart com tela acima de 5 polegadas, e a Samsung mudar seu acabamento de plástico para metal e vidro, adicionanda mais graça ao seu smart, dando fim a inúmeras críticas. Do lado da norte-americana os seus fanboys, agora podem desfrutar de um gadget maior o Iphone 6 plus, algo que contraria a visão do co-fundador da Apple Steve Jobs. O Galaxy S6 e seu variante ainda não chegaram ao mercado, mas já prometem fazer tanto (ou mais) sucesso que o Iphone 6 e 6 plus, é no fim de tudo quem sai ganhando são os usuários que terão smartphones cada vez melhores e mais sofisticados, então viva a guerra das titãs de tecnologia de aparelhos móveis!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Agregador de links

Publicidade

Parceiros

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Parceiros